INOVAÇÃO DE MERCADO - A importância da inovação e desenvolvimento contínuo.

Atualizado: Mar 2




A inovação de mercado é algo que acontece a todo momento. Hoje as empresas buscam a inovação para ser o diferencial dentro dos seus mercados e concorrentes.


E aquela empresa que não se submete a mudanças e inovações dentro do seu mercado, acaba ficando para trás em seu diferencial competidor. Um fato importante sobre as empresas e o seu mercado de atuação é que seus produtos todos eles entrarão em decadência em algum momento. Não importa qual produto seja, ele pode ter tido ótimos desempenhos de venda, sucesso de aceitação, dentre outros. A verdade é que se não houver inovação em uma empresa ela está correndo sérios riscos econômicos, e pode até vir a falência.


Mas o que é o produto de uma empresa? é aquilo que a sua empresa vende e oferece para o mercado. Portanto, um produto pode ser um bem material ou serviço prestado.


E Qual a importância de sempre está em constante adaptação de mercado e ter uma visão de mudança. E quais são as causas que forçam uma empresa a inovar?


  • Mudança nas necessidades dos clientes, novos desejos.

  • Avanços tecnológicos, produtos tornando-se antigos.

  • Aumento da competitividade, globalização e suas concorrências.



UMA INOVAÇÃO NECESSARIAMENTE É MUDAR TODO O NEGÓCIO DA EMPRESA?

Pode-se levar a crer que inovar acontece somente quando mudamos completamente o caminho seguido pela empresa. Não necessariamente, pois existem dois tipos de inovação: a incremental e a radical.


A radical podemos Utilizar o exemplo da Peugeot. O leão da Peugeot nem sempre rugiu na estrada. Antes da Peugeot rugir nos motores, ela rugia em produtos alimentares. Depois da comida passou para a produção de armações para vestidos, guarda-chuvas e bicicletas. Foi só em 1889 que produziu o seu primeiro automóvel (de 3 rodas). A Peugeot é um grande exemplo que as empresas não necessariamente precisa continuar no mesmo mercado, e sim se adaptar as carências e necessidades do mercado.


Já a inovação incremental, é aquela onde o produto é melhorado e não substituído. Como exemplo utilizaremos a Apple, seu produto os smartphones. por exemplo, é algo constantemente melhorado, seja o tamanho e resolução da tela, os materiais utilizados, posições de entrada de fones, carregadores, posição do chip, dentre outras melhorias.

Portanto, é muito importante que se faça uma correta análise para que se tome uma decisão assertiva. Ser criativo está fortemente vinculado à capacidade de compreender o mercado e propor soluções que mantenham e valorizem uma marca, que a façam capitalizar e obter lucro.


INOVAÇÃO PARA A EMPRESA


A inovação pode acontecer dentro de uma empresa, mercado, setor ou para o mundo. O que queremos dizer com isso é que uma ideia já pode existir em algum lugar, porém pode ainda não ter sido trazida para uma empresa específica, por exemplo. Trazer uma inovação já existente seria, neste caso, inovar para a empresa que não possuía a ideia implementada.

Pode acontecer também de uma empresa identificar uma inovação, porém não possuir a personalização necessária, pois empresas diferentes podem demandar certos ajustes diferentes.


Como a BIOS DESENVOLVIMENTO pode te ajudar a Inovar em sua empresa ou mercado?


A Bios desenvolvimento tem como o foco o desenvolvimento de projetos voltados a inovação de Mercado. Nossa equipe é especializada para transformar ideias em projetos de sucesso. Onde atuamos desde a parte de consultoria, desenvolvimento e estrategia de negócios.



João Pedro Fagundes

CEO de Tecnologia e inovação de Mercado. 26/03 de 2020


32 visualizações0 comentário